Indo para São Paulo ontem, resolvi comprar uma Super Interessante para a viagem passar mais rápida... E encontrei (como sempre) uma matéria muito interessante sobre timidez. Coincidência, ou não, será esse o assunto do Globo Repórter de sexta-feira... Enfim, resolvi postar um pouco do que eu li e do que eu penso, pois acho que muitas pessoas passam pelo tormento de ficarem com as bochechas vermelhas em situações novas... Eu sou uma delas!
As pessoas tímidas têm medo de situações novas e das que elas precisem se expor. Para muitos, falar em público, mesmo entre amigos, é um pesadelo... O mesmo acontece quando é necessário se apresentar diante de pessoas completamente desconhecidas, conversar com o paquera, entrevista de emprego, a hora do parabéns, etc.. Em todos esses momentos, a pessoa está exposta e, para os tímidos, é a hora de ficar com as bochechas vermelhas, a mão suada e com aquela tremedeira. Isso acontece porque os tímidos têm uma preocupação muito grande com a opinião das pessoas que estão os observando. E isso faz com que eles pensem muito antes de falar, tem medo de errar e falar alguma coisa boba. "O que eles vão achar de mim??" "Será que eu fiz alguma coisa errada?" são as frases que mais passam pela cabeça de um tímido. Sim. Eles são narcisistas.
Segundo a revista, 40% dos tímidos deixam de ser assim sem precisar de um tratamento. Muitas vezes, depois que os tímidos ficam a vontade, eles passam a ser pessoas bem mais sociáveis. Só precisam de um tempo, um gesto e um pouco de paciência das pessoas, pois não tem nada mais chato do que ficar ouvindo: "não precisa ter vergonha!".
Bom, para saber mais sobre o assunto eu recomendo ler a matéria da revista e, quem tiver mais interesse, existem livros especializados, como A Timidez, de Philip Zimbardo.
Pois é. Também tem um lance de pessoas tímidas serem tão orgulhosas que qualquer exposição seja motivo pra alguém achar algum defeito nelas. Pode cre, elas se acham perfeitas! hahaha
ResponderExcluirÚta linda